Comprando ingressos
O processo é bastante simples e intuitivo, sendo necessário passar pelos seguintes passos:
- Cadastro e login no aplicativo
- Selecionar o evento desejado
- Selecionar o ingresso
- Meu carrinho
- Identificação
- Forma de pagamento
- Download do ingresso
1. Selecionar o evento
Na tela inicial estão expostos todos os eventos cujos ingressos estão disponíveis para aquisição junto à Q2 Ingressos. Logo no início estão os eventos em destaque e em seguida são apresentados cards dos próximos eventos, dispostos em ordem cronológica.
Ao encontrar um evento de seu interesse, basta clicar no respectivo card e então serão exibidos detalhes, tais como tipos de ingressos, local, data e hora da realização, descrição e regras do evento, etc.
3. Selecionar o ingresso
Ao clicar no card do evento pode haver, dependendo do evento, diversos tipos de ingressos disponíveis para aquisição. Se houver mais de um tipo de ingresso, escolha qual deseja e a quantidade de ingressos.
Ainda na tela onde é feita a seleção do ingresso, há uma descrição do evento, onde pode haver informações diversas, tais como política de compras, o que é necessário para entrar no evento, classificação etária, mapa do evento. Vale ressaltar que essas informações serão diferentes para cada evento, pois são de responsabilidade dos respectivos organizadores.
Para continuar a compra, basta clicar em “Ir para o carrinho”.
4. Meu carrinho
O próximo passo é ir até o seu carrinho e confirmar o ingresso que está adquirindo. Nessa tela ainda é possível remover o ingresso do carrinho, clicando na lixeira logo após o nome do evento, e também modificar a quantidade de ingressos que pretende adquirir, clicando nos sinais de + e - existentes na frente do valor do ingresso.
Para poder continuar, é preciso ler e concordar com os termos de uso e aceitar todas as políticas de privacidade. Se quiser ler tais termos e políticas, basta clicar em “termos de uso” e “políticas de privacidade”, que estão em negrito.
Para continuar, é só clicar no botão “Ir para identificação”.
5. Identificação
É importante lembrar que em alguns eventos cada ingresso só pode ser atribuído a um único titular, portanto para cada ingresso adquirido deverá ser informado o CPF da pessoa que irá utilizá-lo. Não é necessário que seja o mesmo CPF da pessoa que tem cadastro no site e está fazendo a compra, mas deve ser um CPF válido, da pessoa que comparecerá ao evento.
Para o próximo passo, é preciso clicar no botão “Ir para pagamento”, que só será habilitado após informar os CPFs, válidos, dos titulares de cada ingresso.
6. Forma de pagamento
Existem duas formas de pagamento disponíveis no aplicativo, sendo elas crédito e pix.
Para pagar com cartão de crédito, é necessário informar os dados do cartão e o parcelamento desejado, lembrando que o valor mínimo de cada parcela será de R$ 5,00 (cinco reais) e a cobrança de juros irá variar de acordo com a quantidade de parcelas.
Após o preenchimento dos dados, o botão “Pagar agora” será habilitado e, ao ser clicado, será feita a cobrança do ingresso no cartão informado.
Já no pagamento por pix, é preciso informar nome, e-mail e CPF da pessoa que está fazendo o pagamento. Após o preenchimento desses dados, o botão “Gerar o código QR” será habilitado e, clicando nele, aparecerá um código QR na tela, que poderá ser utilizado para realizar o pagamento do ingresso. Também aparecerá uma chave pix, que poderá ser copiada e utilizada para o pagamento.
⚠️ O código QR e a chave pix expiram em 10 minutos!
Também é possível fazer o compartilhamento desse código QR e da chave pix, bastando clicar em “Compartilhar”, e então será aberta uma caixa com as opções de compartilhamento.
⚠️ Importante:
Caso escolha fazer o pagamento por pix, há um prazo de 10 minutos para efetivação do pagamento e, caso este não seja efetivado dentro desse prazo, o ingresso expirará e não será possível fazer o pagamento desse mesmo ingresso posteriormente. Para aquisição do ingresso para o mesmo evento deverá ser realizado todo o processo de compra novamente.
Enquanto o prazo não expira, caso tenha saído da tela com o código QR, é possível localizar o ingresso em “Meus ingressos”, no menu inferior, onde ele aparecerá com o status “aguardando pix”. Se clicar no card do ingresso aparecerá uma tela onde são mostrados os detalhes do ingresso, com o prazo restante para fazer o pagamento, bem como um botão para “realizar o pagamento” e clicando nesse botão aparecerá novamente o código QR e a chave pix.
ℹ️ Caso o produtor desse evento tenha solicitado a possibilidade de emissão de nota fiscal eletrônica, ao final do processo de compra aparecerá uma caixa de mensagem para selecionar se o cliente deseja colocar seu CPF na nota fiscal.
Caso o cliente não deseje a emissão de nota fiscal, basta clicar no botão “Não, obrigado”.
Por outro lado, caso o cliente manifeste o desejo da emissão da nota fiscal, há a possibilidade de manter o mesmo CPF/ CNPJ informado no dado do pagador (não é o mesmo dado da conta na qual está feita a compra, mas sim o dado do pagador), bastando deixar selecionada a caixinha “utilizar o mesmo CPF/CNPJ do comprador”.
Se o cliente quiser informar um CPF ou CNPJ diverso, basta desmarcar a caixinha “utilizar o mesmo CPF/CNPJ do comprador” e informar o número do documento, clicando no botão OK para finalizar.
Então, ao visualizar o ingresso, o cliente também verá as informações da nota fiscal que foi emitida.
7. Download do Ingresso
Se o pagamento do ingresso for realizado com sucesso, ele aparecerá em suas últimas transações (em “minha conta”, no meu inferior) com o status “aprovado”, bem como ficará disponível para download na seção “Meus ingressos”, também no menu inferior do aplicativo.
Em “Meus Ingressos”, ao clicar no card do ingresso, aparecerão detalhes do ingresso adquirido, com um código QR que poderá ser utilizado para entrar no evento, havendo também a opção de fazer o download do ingresso em formato PDF para impressão e apresentação na portaria do evento.
ℹ️ Lembre-se de que o ingresso é individual e só poderá ser validado uma única vez na portaria do evento!
Além disso, será enviada uma mensagem ao e-mail que utilizou em seu cadastro, com a confirmação da compra. Procure em sua caixa de entrada (ou de spam) e encontrará uma mensagem similar à da imagem abaixo: